
10 Características que todo apartamento de luxo deve ter.
Mesmo enfrentando uma crise econômica pelo Covid, o mercado de imóveis de luxo continua aquecido em nossa cidade. A procura por residências de alto padrão aumentou, principalmente, com as novidades tecnológicas apresentadas pelas construtoras. No entanto, para que um apartamento de luxo receba esse título, é preciso atender a diversos critérios.
Além de uma localização privilegiada, outros aspectos interferem nessa definição, como arquitetos renomados, equipamentos modernos, acabamentos de alta qualidade e outros. A seguir, mostramos as características essenciais que todo apartamento de luxo deve ter. Confira!
1. Localização
A valorização de uma residência está pautada, principalmente, na localidade. Uma boa vizinhança precisa rodear o apartamento. A tradição do bairro, a presença de parques e áreas arborizadas, a manutenção do prédio e a proximidade com centros comerciais de luxo são pontos levados em consideração na hora de se definir uma moradia como nobre.
2. Acabamento de alto padrão
O luxo também está nos detalhes. Logo, o acabamento diferenciado e de alta qualidade é um requisito básico para um apartamento ser considerado de alto padrão. Materiais finos, como mármore, ônix, madeiras nobres — angelim, nogal, sucupira etc. —, porcelanatos, granito, aço cromado são alguns exemplos.
O design e a forma como os itens são dispostos também valorizam o ambiente. Afinal, o morador deve sentir que o investimento valeu a pena. Além disso, um fator importante é a durabilidade do material utilizado, que deve ter uma vida útil superior a de produtos de residências comuns.
3. Projeto de iluminação
Por falar em detalhes, os projetos de luxo valorizam bastante a iluminação do ambiente. Quando realizado de modo adequado, um trabalho de iluminação traz sofisticação e aconchego ao espaço.
Para isso, o projeto deve prezar pela disposição correta de lustres, spots de luz, arandelas e outros elementos. Os empreendimentos de luxo prezam por essa decoração com a luz, tanto interna quanto externamente — em jardins, piscinas, áreas de lazer, espaços gourmet, halls e outros locais.
4. Planta Moderna
Morar em um apartamento de luxo é sinônimo de requinte, conforto e exclusividade. Tudo isso deve ser identificado ainda na pesquisa sobre o imóvel — e uma planta inteligente auxilia a visualização de todos esses diferenciais.
Dessa forma, é possível ter uma noção do espaço com as opções de decoração disponibilizadas pela construtora. A ideia é oferecer ao comprador a visão de como será o apartamento, para que ele tenha a sensação de que aquela é a casa certa para a sua família. Outra vantagem desse tipo de planta é a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades e preferências dos moradores.
5. Assinatura de um arquiteto de renome
Assim como no mundo da moda, a exclusividade e a alta qualidade são fundamentais para se identificar um apartamento de luxo. Outro detalhe em comum é o renome do profissional por detrás do modelo.
Um prédio luxuoso, geralmente, é projetado por arquitetos famosos no mundo da construção. Alguns empreendimentos, inclusive, fazem associações com nomes de fama internacional.
6. Ótima área de lazer
Empreendimentos requintados possuem mais do que uma piscina e um playground para crianças. Eles estão cercados de regalias por toda a parte — o que inclui SPAs, áreas gourmet, quadras de esportes (tênis, squash, vôlei etc), sauna, salões de festa e de jogos e academia.
Além disso, prédios de luxo possuem projetos paisagísticos que promovem bem-estar para o morador. Vale ressaltar que esses espaços comuns, por oferecerem equipamentos de última geração, são tão luxuosos quanto o interior dos apartamentos.
7. Segurança
A segurança é uma das maiores preocupações da atualidade. Por essa razão, um prédio de luxo deve oferecer serviços diferenciados para garantir a integridade de seus moradores.
Identificação por biometria, seguranças altamente treinados, câmeras de visualização a distância, sistemas de alarmes modernos, elevadores com senha e uso de drones são apenas alguns dos diferenciais em segurança oferecidos em edifícios de alto padrão.
8. Infraestrutura de serviços
Uma tendência crescente em imóveis nobres — e que tem agradado moradores e futuros compradores — é a oferta de serviços que facilitam o dia a dia de moradores e visitantes.
Alguns empreendimentos contam com um profissional de Facility Manager e com a oferta de comodidades, como personal trainer, diaristas, cozinheiros e massagistas. Além disso, em alguns condomínios existem lojas, restaurantes e mercearias. Assim, os residentes nem precisam sair do conforto do lar para terem acesso a essas facilidades.
9. Tecnologia avançada no apartamento
Como dissemos, a tecnologia é uma grande responsável por definir um apartamento de luxo. Quanto mais avançada, melhor para o morador. Hoje, temos imóveis que podem ser controlados pelo celular.
A automação residencial inclui ativação de alarme, abertura e fechamento de portas e janelas, acionamento de luzes, bloqueio de senhas de entrada, acompanhamento das câmeras de segurança da residência e do entorno.
10. Privacidade
A privacidade também é bastante valorizada nos imóveis luxuosos. Por isso, algumas características marcantes nesses empreendimentos são o isolamento acústico, muros altos, câmeras de segurança e sensores de presença.
Além disso, existem apartamentos com elevadores particulares e áreas privativas com sauna, piscina e academia. Ou seja, se o comprador quer ter conforto e lazer com maior privacidade, há a opção de unidades com equipamentos individuais e espaços privados.



