Avenida Atlântica - Projeto da nova orla de Balneário Camboriú recebe sugestões até o final do mês de julho 2022

Avenida Atlântica - Projeto da nova orla de Balneário Camboriú recebe sugestões até o final do mês de julho 2022

A proposta foi apresentada na câmara pelo arquiteto do escritório Índio da Costa, do Rio de Janeiro, responsável pelo projeto. Mais cedo, no gabinete do prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), houve ato de doação do projeto ao município pelo Instituto + BC, entidade formada por empresários da cidade que contratou o escritório carioca.

“A apresentação foi feita em audiência pública para dar a oportunidade de que a comunidade conheça o projeto e dê sua contribuição em forma de sugestões. Sugestões estas que serão analisadas a partir de agora e incluídas ou não no projeto, conforme o caso”, explicou o prefeito Fabrício. As sugestões deverão ser encaminhadas para o e-mail 

[email protected].


Durante a audiência também foram respondidos questionamentos da comunidade. Dúvidas sobre cronograma, plantio da restinga, segurança na orla, construção de banheiros e chuveiros, licitação de quiosques, organização de quadras esportivas, drenagem, transporte público na avenida Atlântica e recursos para a reurbanização foram discutidos.

A reunião foi conduzida pelo prefeito, em mesa formada com o procurador do MPF, Marcelo Godoy; o presidente do Legislativo, Marcos Kurtz (Podemos); o gestor do Fundo de Outorga Onerosa, Rubens Spernau; o arquiteto do escritório Índio da Costa, e a representante do instituto +BC, Stephane Domenghini.

Em consulta ao final da audiência, a continuidade do projeto pelo município foi aprovada pela maioria das pessoas que lotaram o plenário do Legislativo.


O próximo passo é a finalização do projeto executivo pelos técnicos da prefeitura, com as incorporações de sugestões e detalhamentos necessários. O projeto final trará todas as obras que precisarão ser executadas na orla, incluindo serviços nas redes de drenagem e de esgoto, o que vai indicar o orçamento necessário.

A partir daí, serão feitas as projeções econômico-financeiras que determinarão o custo real da obra, bem como as formas de custeio e de licitação. A estimativa que o gestor do Fundo de Outorga Onerosa, Rubens Spernau, informou ao DIARINHO é de que o projeto custe R$ 250 milhões e leve ao menos 30 meses de execução.

O município quer custear a obra com uma operação urbana de venda de outorgas do potencial construtivo, criando um fundo específico para bancar a reurbanização. O projeto de lei que autoriza o uso dos recursos ainda será levado para votação dos vereadores.

O projeto de reurbanização prevê transformar a orla de Balneário num grande parque linear ao longo dos quase 6 quilômetros da praia Central, com áreas de lazer, parquinhos, dog park, pistas de caminhada e corrida, ciclovia e quadras esportivas.


A proposta contempla novos modelos de quiosques, chuveiros e banheiros públicos. A prefeitura pretende terceirizar alguns serviços e equipamentos, como quiosques e áreas esportivas, a serem tocados pela iniciativa privada por meio de concessão. Os recursos serão usados para a própria manutenção e limpeza da orla, segundo o município.


Matéria de 22/07/2022 Diarinho


Personnalité Imóveis.

Compartilhe: